Uma boa contratação de funcionários é considerada hoje um dos grandes desafios dos departamentos de Recursos Humanos. Isso porque os colaboradores assumiram um papel de destaque dentro das organizações, sendo responsáveis pela continuidade de projetos e pelo aumento da produtividade.
Muitos gestores de RH ainda cometem alguns erros no momento da contratação de funcionários, os quais poderiam ser evitados, a fim de não perder tempo e qualidade no trabalho. Neste artigo, vamos apontar os principais deles e dar dicas sobre o que fazer para evitá-los, otimizando os resultados do departamento. Acompanhe!
1. Não saber as características da vaga
O primeiro e mais comum erro que as áreas de Recursos Humanos cometem é não ter claramente definida a vaga para a qual irá contratar. Aqui é necessário saber quais as atribuições e responsabilidades do cargo, o perfil profissional desejado, as qualificações e experiências do candidato e questões referentes a salário e benefícios.
Além disso, o gestor de RH precisa entender corretamente como é o perfil do líder da equipe com o qual o profissional irá trabalhar, cruzando dados de análise de perfil de cada candidato com os esperados pelo líder e pela cultura organizacional. Essa pequena iniciativa faz com que a contratação de funcionários novos seja mais assertiva logo no momento do recrutamento e seleção.
2. Apressar o processo seletivo
Outro equívoco bastante comum na contratação de novos funcionários é apressar o processo de seleção. Toda contratação normalmente é feita com urgência, e, nos casos de muita pressa, não há tempo e nem exigência suficientes para escolher a melhor opção.
Muitos profissionais afirmam que a formalidade e a burocracia nos processos seletivos são muito ruins, porém, no decorrer deles é possível observar melhor os candidatos e evitar falhas.
3. Esquecer-se de olhar as referências
Muitos recrutadores, às vezes por inexperiência ou pela própria desenvoltura do candidato, acabam não percebendo algumas características fundamentais para o trabalho em equipe. Dessa forma, é fundamental pedir referências para analisar como o profissional é na rotina de trabalho cotidiano.
Caso no currículo não conste essa opção, solicite os contatos no momento da entrevista e lembre-se de pedir referências não apenas de superiores, mas de colegas de trabalho também.
4. Contratação de funcionários por afinidade
A contratação por afinidade é outro erro muito comum e muito grave, pois coloca as amizades acima do profissionalismo. Nesses casos, pode ocorrer um prejuízo para a empresa, que não emprega o profissional mais capacitado, perdendo resultados, tempo e recursos, e também para o candidato, que pode ficar insatisfeito em uma posição a que não está tão habituado.
Lembre-se de que o mais importante é apostar em contratações sérias e profissionais, com candidatos aptos a exercer a função e corresponder às expectativas dos líderes e da empresa.
5. Não ouvir os candidatos
Alguns gestores de RH falam muito sobre a vaga, sobre o cargo, as responsabilidades, salários, benefícios, e acabam esquecendo-se de ouvir mais sobre o candidato. É ideal deixar o candidato à vontade para falar sobre suas experiências, qualificações e expectativas de trabalho. Assim, as chances de errar na contratação são menores.
6. Não considerar os encargos da contratação
Outro equívoco que alguns gestores cometem no processo de contratação de funcionários é esquecer os custos que haverá com o processo seletivo, incluindo desde o tempo do profissional de RH, a divulgação da vaga em mídias, as documentações, até os treinamentos.
Tenha em mente que a empresa está investindo, portanto precisará de resultados. A contratação de funcionários bons é o melhor retorno que você, gestor de RH, pode oferecer à sua empresa. Deixe seu comentário com suas dúvidas e nos conte sobre suas experiências!
Gostei muito dos posts e baixei alguns para leitura. Acredito que vai agregar enriquecimento nas matérias do curso Tecnologia de Processos Gerencias que estou cursando atualmente. Obrigado pelos materiais gratuitos.