Gestão de Pessoas e RH

Planejamento estratégico: o que levar em consideração ao elaborar?

Escrito por Seguridade

Ter um bom planejamento estratégico é algo realmente importante para o crescimento da empresa, seja ela uma pequena startup ou uma grande corporação. Esse planejamento conduzirá toda a companhia na busca pelos objetivos.

Para criar um plano é necessário levar em consideração uma série de fatores, desde a análise do macroambiente até a criação de um plano de ação. Com isso você terá um guia realmente eficiente para o crescimento do negócio.

Pensando nisso criamos um post especialmente para você. Continue lendo e veja o que levar em consideração no planejamento estratégico da sua empresa. Boa leitura!

Defina um objetivo grande e atingível

O objetivo é uma declaração ambiciosa de onde se deseja chegar no médio ou longo prazo. Essa declaração deve ser bem detalhada, capaz de unir e direcionar todos os envolvidos no caminho certo para o seu alcance.

Além disso, esse objetivo deve ser realista e criado com base em informações reais sobre o mercado e o desempenho da empresa em anos anteriores. Se ele não for atingível, nunca engajará os profissionais na busca pelos resultados.

Analise o macroambiente e o ambiente tarefa

É impossível ter um plano eficiente sem uma boa análise do ambiente externo. Isso porque o mercado atua de forma dinâmica com as empresas, então qualquer mudança pode influenciar diretamente no sucesso da estratégia. O ambiente externo pode ser dividido em: ambiente tarefa e macroambiente.

O primeiro é composto pelo cenário de operação mais próximo da companhia: no ambiente tarefa estão inclusos os clientes, concorrentes, fornecedores e grupos reguladores (governo, sindicatos, associações, etc.).

O segundo é composto por um conjunto mais amplo de fatores, mas que também tem influência nas organizações. No macroambiente é possível identificar as variáveis políticas, legais, demográficas, tecnologias e econômicas.

Com base nesses dois ambientes, defina quais oportunidades a empresa pode aproveitar e para quais ameaças ela deve se preparar.

Analise o ambiente interno da companhia

O ambiente interno é composto por absolutamente tudo que está dentro da empresa e sob seu domínio. Nele é possível definir quais forças podem ser usadas como vantagem no plano e quais fraquezas devem ser eliminadas.

Para ficar mais claro, uma força é tudo aquilo que pode ser visto como um diferencial competitivo — como profissionais treinados e experientes, máquinas de ponta, processos bem estruturados, etc.

Uma fraqueza, por outro lado, é toda desvantagem competitiva em relação à concorrência — como softwares desatualizados, equipes desmotivadas ou instalações precárias.

Ter uma equipe realmente eficiente é um importante passo para o sucesso e alcance do plano, com isso nenhum resultado é grande demais para ser atingido. Para isso, você pode investir na terceirização dos serviços. Uma equipe terceirizada é experiente e constantemente treinada para desempenhar suas atividades.

Crie um plano de ação

Esse é o último item para a criação do planejamento estratégico. Seu objetivo é criar um passo a passo para o alcance do objetivo desejado — levando em consideração as ameaças e oportunidades do mercado, além das forças e fraquezas da empresa.

Para criar um bom plano de ação é possível usar a ferramenta 5W2H. Ela se baseia em 7 perguntas-chave do inglês para dar mais clareza ao projeto. Veja as perguntas:

  • what (o que será feito);

  • where (onde será feito);

  • who (por quem será feito);

  • when (quando será feito);

  • why (por que será feito);

  • how (como será feito)

  • how much (quanto custará).

Esses são os principais itens que você deve levar em consideração. Então não esqueça de definir um objetivo ambicioso e alcançável, analisar o mercado, o ambiente interno da empresa e criar um bom plano de ação.

Agora que sabe como criar um planejamento estratégico, aproveite para compartilhar suas dúvidas ou experiências. Deixe seu comentário em nosso post!

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This