Toda empresa deve dar prioridade ao trabalho seguro, pois só assim será possível reduzir acidentes e evitar problemas judiciais.
Em todos os setores da organização devem ser aplicadas as medidas de segurança do trabalho. Porém, algumas atividades são mais perigosas que outras e, portanto, exigem maiores cuidados.
Veja a seguir 7 dicas para reduzir acidentes de trabalho na empresa!
1. Faça um diagnóstico de riscos
Conforme a Norma Regulamentadora nº 17 (NR 17), o gestor precisa efetuar a Análise Ergonômica de Trabalho (AET). A análise pode considerar fatores como:
levantamento, transporte e descarregamento de materiais;
condições do ambiente;
forma como o trabalho é organizado;
equipamentos e móveis usados nos locais de trabalho.
Depois, é necessário fazer o laudo ergonômico. O objetivo desse planejamento é identificar condições que favorecem a ocorrência de acidentes, realizar o monitoramento delas e modificá-las. Assim, o diagnóstico visa a aumentar a qualidade de vida do trabalhador, bem como a qualidade do ciclo produtivo e dos itens produzidos. Esse resultado só se torna possível depois que se alcança a estabilidade humana e técnica.
Ainda, a NR 4 determina que se faça a Análise Preliminar de Risco (APR), medida que se propõe diminuir a possibilidade de acidentes de trabalho por meio da antecipação de riscos.
2. Sinalize as áreas de perigo
A sinalização preventiva contribui para diminuir o índice de acidentes de trabalho em qualquer empresa. Todos os lugares perigosos devem apresentar sinalização adequada, que deve ser facilmente compreendida por todos.
Entre essas áreas de risco, estão:
locais com eletricistas trabalhando;
ambientes muito fechados;
exposição de fios de eletricidade;
presença de buracos;
piso escorregadio ou molhado;
incidência de gases, entre outros.
3. Invista em treinamentos
É importante oferecer treinamentos aos funcionários antes de eles começarem a exercer suas atividades e durante todo o tempo em que estiverem na empresa. Esses treinamentos têm o objetivo de preparar o profissional adequadamente para exercer sua função, especialmente se ela envolver grandes riscos.
O trabalhador precisa saber usar corretamente os equipamentos à sua disposição, fazer uso das medidas de segurança e evitar ao máximo as situações que causam acidentes de trabalho.
É importante também que ela saiba como agir em caso de acidentes, fazendo uso de kits de primeiros socorros, tomando as ações necessárias e evitando aquelas que podem agravar a situação.
4. Incentive a utilização dos EPI
Uma das coisas que deve ser bastante realçada nos cursos de treinamento é a necessidade de usar os equipamentos de proteção individual (EPI). A empresa deve deixá-los à disposição dos empregados e eles devem se conscientizar da importância de usar esses equipamentos sempre que estiverem trabalhando.
Os EPI variam de acordo com a atividade desenvolvida, mas, de modo geral, envolvem:
óculos de proteção;
botas;
luvas;
roupas antichamas;
capacetes, entre outros.
5. Fiscalize
É fundamental que o RH fiscalize e tenha certeza de que todas as medidas de segurança estão sendo cumpridas. Em caso de não cumprimento, é preciso fazer advertências ou mesmo punições. Da mesma forma, podem-se recompensar os empregados mais cuidadosos.
6. Defina saídas de emergência
A empresa precisa contar com saídas de emergência, que devem estar sempre desbloqueadas. Os funcionários devem saber exatamente onde elas se localizam. Também é importante sinalizar essas saídas para facilitar o acesso nas situações de emergência.
7. Documente os acidentes de trabalho
É importante fazer um relatório minucioso de cada acidente que ocorrer, com os nomes dos envolvidos, a causa provável do acidente, como ele poderia ter sido evitado, recomendações sobre procedimentos a tomar e assim por diante.
Essa documentação servirá, inclusive, em outros momentos, para fornecer dados e embasar o diagnóstico de riscos.
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