O budget de RH é o orçamento de uma das áreas mais importantes da empresa. Como é o responsável pela contratação, pagamento e treinamento da mão de obra, o sucesso do empreendimento depende — e muito! — do setor.
O problema é que, muitas vezes, o orçamento parece menor do que o necessário ou mesmo mais complicado do que o esperado. Nesses casos, realizar o controle e a otimização dos recursos é indispensável.
Quer favorecer o seu budget de RH? Então veja como fazer o planejamento e o acompanhamento da melhor maneira possível!
Quais são os principais gastos do RH?
O setor de RH tem algumas despesas que pesam mais no orçamento e que, portanto, devem ser avaliadas com mais atenção. Ao entender quais são os principais gastos, é fácil conhecer os elementos essenciais de controle.
Os salários e os encargos trabalhistas correspondem ao maior peso no budget de RH. Muitos valores são mensais (como o INSS), mas também há aqueles pontuais e/ou bastante variáveis. Ao contratar um colaborador, por exemplo, há a necessidade de pagar encargos específicos — e o mesmo vale para o momento da demissão. Além disso, há o pagamento de 13° salário ao final do ano.
Há, ainda, despesas referentes à elaboração de eventos e ao planejamento e execução de treinamentos, bem como os custos com os benefícios para os trabalhadores (como o vale-transporte) e a criação de processos de admissão de funcionários.
Como otimizar o orçamento e torná-lo mais eficiente?
Para controlar o budget de RH, uma das dicas é otimizá-lo por meio da redução de custos. É possível obter resultados melhores e que cumprem com o esperado ao buscar a eficiência de fazer mais com menos.
Internamente, é muito importante padronizar processos e realizar um bom planejamento de despesas com a divisão dos valores entre as etapas. É igualmente válido pensar qual a necessidade de mão de obra de cada setor e quais as características do mercado e do negócio.
Para melhorar, busque meios de reduzir os principais custos, como os com encargos. Em vez de optar pela contratação interna, muitas áreas podem aproveitar a terceirização. Na área de limpeza e segurança, por exemplo, faz mais sentido contratar uma boa empresa terceirizada.
Quanto aos colaboradores internos, pense em meios de reduzir custos com medidas alternativas. Entre outras saídas, criar um banco de horas e um regime de compensação é uma maneira de melhorar o uso de recursos que seriam empregados no pagamento de horas extras.
Como realizar o controle do budget de RH?
Depois de planejar e otimizar, o orçamento precisa ser acompanhado da forma correta. É possível, por exemplo, entender se será necessário mudar a previsão de gastos ao fazer a verificação do planejado e do executado.
Uma das melhores formas de executar isso é por meio dos indicadores-chave de performance (KPI). As métricas certas permitem verificar se os custos seguem o fluxo que deveriam. Cada empresa tem uma necessidade, mas vale a pena controlar elementos como:
- número de colaboradores;
- gastos mensais com a folha de pagamento;
- taxa de retenção;
- taxa de absenteísmo;
- taxa de rotatividade ou turnover;
- volume de horas extras;
- valores referentes às demissões, entre outros.
Para tornar tudo mais fácil, é interessante contar com uma equipe especializada e que ajude na identificação dos principais aspectos. Também é válido utilizar a tecnologia, como por meio de um sistema automatizado, de modo a ter máxima visibilidade sobre a etapa.
Ao planejar, controlar e otimizar o budget de RH, a empresa terá uma ajuda importante para se desenvolver. Longe dos custos que não seguem o planejado, há maior competitividade e chances elevadas de sucesso.
Já que esse é um dos aspectos que ajudam no acompanhamento do orçamento, veja quando é a hora certa de terceirizar a segurança do empreendimento. Até lá!