O treinamento de uma equipe é o que ajuda a garantir a qualidade dos serviços e produtos oferecidos pela empresa, além da eficiência de trabalho. Colaboradores que saibam como todos os processos devem ser feitos, trazem mais resultados positivos para a empresa, assim como quando estão em constante reciclagem. Por isso, treinar uma equipe é uma forma de aumentar e utilizar o seu potencial, mas se for feito da forma errada pode significar desperdício de dinheiro e tempo por parte da gestão. Para evitar que esse seja o caso na sua empresa, veja a seguir como treinar uma equipe de maneira eficiente!
Reconheça os pontos fortes e os pontos fracos
Antes de começar qualquer treinamento é importante que você conheça quais são os pontos fortes e fracos de uma equipe. A intenção do treinamento deve ser justamente com o intuito de estimular os colaboradores a melhorarem os pontos fracos e a fazer com que os pontos fortes sejam constantemente otimizados.
Se a equipe possui uma grande quantidade de novatos, por exemplo, um ponto fraco é a inexperiência com os métodos da empresa. Por outro lado, um ponto forte inclui a inexistência de “vícios” da prática do trabalho, permitindo uma modelagem mais fácil.
Já uma equipe experiente tem como ponto forte o fato de ser mais avançada e de dominar as necessidades do negócio — por exemplo, quais são as práticas exigidas de uma equipe de segurança. Por outro lado, o ponto fraco reside na necessidade de reciclagem e de adaptação do que já se conhece às novas exigências.
Conte com a ajuda de colaboradores mais experientes
Não é preciso contratar especialistas em treinamentos e realizar eventos caros de treinamento se essa não for uma possibilidade da empresa. Na verdade, alguns dos seus melhores treinadores estão dentro da sua própria empresa e aparecem na forma de colaboradores mais experientes.
Como esses colaboradores já estiveram na mesma posição que os colegas e como possuem um conhecimento direto e interno do que acontece dentro do negócio, uma boa forma de treinamento é contar com a ajuda deles para treinar os mais novos.
Nesses casos, você pode organizar palestras e eventos menores para que esses colaboradores transmitam um pouco do seu conhecimento para os funcionários que precisam de treinamento. A linguagem será mais direta e os ensinamentos serão aproveitados de maneira mais eficiente.
Use a tecnologia a favor
Você também pode utilizar a tecnologia a favor do treinamento de equipe e, de quebra, economizar uma boa quantidade de recursos da empresa. É o caso, por exemplo, de fornecer uma série de artigos, palestras, cursos e conteúdos que possam ser acessados de maneira gratuita e on-line.
Como você não produzirá o conteúdo, é preciso que você atue como um curador: conheça os conteúdos, veja quais se encaixam na realidade da equipe e, se possível, faça comentários sobre o que é mais interessante e o que não. Ao fazer isso, todos podem estudar de maneira independente e gratuita, mas é preciso garantir que todos realmente estudem.
Realize treinamentos dinâmicos
Uma das formas de garantir que todos realmente estudem o material enviado é marcando reuniões e debates sobre determinado assunto enviado para estudo, por exemplo. Além de garantir uma absorção maior do conhecimento, existe mais socialização entre a equipe e maior troca de conhecimentos.
Imagine, por exemplo, que você enviou alguns casos de estudo relativos à segurança em diferentes situações. Nesse treinamento, é possível levantar uma discussão com a equipe sobre qual deve ser a medida tomada em cada caso, quais os erros não devem ser cometidos e qual a opinião de cada colaborador sobre como a equipe deve proceder.
Faça treinamentos periódicos
Uma equipe treinada é aquela que se mantém atualizada. Como há sempre novas necessidades e possibilidades no mercado, é muito importante garantir a realização de treinamentos periódicos.
Embora a constância seja uma necessidade, não existe uma frequência ótima para o treinamento. Só é importante que você se atente ao fato de que o treinamento precisa ser efetivamente produtivo — ou seja, não adianta ficar repetindo as mesmas informações o tempo todo, porque isso não é efetivo.
Por causa disso, um treinamento semanal pode ser repetitivo, mas um que é realizado mensalmente ou bimestralmente, por sua vez, pode ser mais enriquecedor.
Incentive o feedback
Treinar significa suprir necessidades específicas de uma equipe para que ela esteja alinhada com os objetivos de negócio e com as práticas previamente estabelecidas. Muito complicado? Mas na verdade não é, porque se trata apenas de garantir que todo mundo saiba como realizar os procedimentos do jeito certo.
Para garantir que isso aconteça, é especialmente útil receber feedback da equipe, que são os maiores interessados. Nesses casos, funcionários podem dizer que têm dúvida sobre determinada prática ou que têm alguma dificuldade com um processo, por exemplo. A partir daí, você pode planejar corretamente quais são os treinamentos necessários e, com isso, garantir que a equipe desenvolva o seu máximo potencial.
Considere a rotação de equipe
Se for importante contar com uma equipe multifunções, em que todos saibam realizar o máximo de tarefas possíveis, então você deve considerar a rotação de equipe. Essa rotação consiste em trocar funcionários de posição no trabalho, fazendo com que todos aprendam como executar tarefas diferentes.
Esse tipo de prática é bastante eficiente, porque os funcionários aprenderão na prática como se faz, garantindo a melhor absorção de conhecimento possível. Entretanto, para não pecar nesse sentido, é preciso que as funções tenham salários equivalentes e também que os colaboradores sejam capazes de desenvolver a função.
Treinar uma equipe de maneira eficiente não precisa significar altos custos para a empresa, e esse treinamento é conseguido com o apoio de colaboradores mais experientes, da tecnologia ou mesmo da rotação de funções, além de outras práticas. No final, a empresa conta com uma equipe que está pronta para atender aos desafios do mercado.
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Chamadas Sociais
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