A terceirização de um serviço é, muitas vezes, a melhor opção para empresas que buscam soluções para certas atividades internas. Seja para limpeza, segurança ou outras áreas, a economia e os benefícios desse tipo de contrato já são realidades no mercado de trabalho atual.
Entretanto, é comum que surjam algumas dúvidas sobre a melhor maneira de avaliar o desempenho desses funcionários, já que sua gestão é, muitas vezes, feita pela empresa contratada. Por isso, mostraremos aqui como realizar a avaliação de desempenho de uma equipe terceirizada. Confira!
Verifique se as metas são alcançadas
Uma equipe terceirizada traz diversos benefícios, seja pela economia financeira ou a diminuição da carga de tarefas sobre os funcionários da empresa. Ainda assim, é fundamental avaliar se o desempenho está dentro do esperado, pois isso impacta diretamente na qualidade final dos produtos ou serviços.
Um dos fatores essenciais para a avaliação de desempenho é ter um planejamento de metas preestabelecido. Com ele, você será capaz de avaliar, com critérios mais claros e objetivos, se a qualidade do serviço prestado está de acordo com o esperado.
Muitas vezes, uma análise dos processos realizados pela equipe terceirizada pode mostrar maneiras mais eficazes de execução de cada tarefa.
Exija respeito à legislação vigente
Nos dias de hoje, é obrigatório que toda empresa siga à risca as leis trabalhistas. Nesse caso, também há legislação específica para terceirização. O descumprimento de certas regras é um reflexo direto da falta de compromisso de uma empresa com o serviço que ela presta. Consequentemente, com o contratante.
Por isso, é importante avaliar a relação da equipe terceirizada, assim como a empresa contratada, com as leis. O respeito às jornadas de trabalho, à segurança dos funcionários e aos acordos feitos no contrato são fundamentais para mostrar que a empresa tem a devida seriedade e compromisso com o trabalho que presta.
Lembre-se de que uma terceirizada que não oferece funcionários devidamente treinados e capacitados pode estar colocando em risco também a sua empresa.
Avalie seu produto final
Seja para um produto fabricado ou serviço prestado, o resultado do trabalho de sua empresa é o que vai marcar seu nome no mercado, positiva ou negativamente. Por isso, você deve investir em um controle de qualidade que garanta as características finais desse produto de maneira condizente com o que você oferece.
O trabalho de uma equipe terceirizada, mesmo que não esteja diretamente relacionado à produção, impacta de uma forma ou de outra no produto final. Por isso, você deve estipular critérios de avaliação para compreender e analisar essa relação, identificando possíveis pontos de melhoria.
Pense no exemplo a seguir. Um gestor pretende avaliar o desempenho da terceirizada que faz a limpeza de seu escritório, que trabalha com pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Esses funcionários não trabalham diretamente nesses projetos, porém são responsáveis pela limpeza e organização do ambiente de trabalho.
Nesse caso, seria interessante analisar as condições de limpeza no dia a dia, se de alguma forma isso tem atrapalhado ou colaborado para o trabalho dos outros funcionários, se o roteiro de limpeza de mesas e banheiros é eficaz, se há atrasos na reposição de itens de higiene, entre outros.
Esses fatores podem não ser perceptíveis à primeira vista, mas impactam no resultado final do trabalho interno da empresa, portanto devem ser analisados com cuidado.
Lembre-se de que é interessante fazer periodicamente a avaliação de desempenho para entender se a equipe terceirizada atende às necessidades da sua empresa. Caso contrário, pode ser a hora de buscar por outra opção ou, até mesmo, realizar essas atividades internamente.
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