Os serviços que mantêm uma instituição saudável podem passar por diversos desafios de gestão e é sempre bom contar com olhos atentos e especializados.
Garantir a qualidade dos processos de background que mantém uma empresa funcionando, como a conservação dos patrimônios, projetos de segurança ou até mesmo procedimentos administrativos que desviem o foco dos seus lucros, não é uma tarefa fácil, mas precisa ser feita. Em 2021 a terceirização de serviços cresceu em 94% das empresas brasileiras como solução para atividades importantes, mas secundárias para os objetivos de uma corporação.
Aqui, selecionei 5 principais tópicos sobre o que pode gerar prejuízos em atividades que podem ser comumente terceirizadas. Será que você não se identifica com esses obstáculos no seu cotidiano como gestor?
1 – Falta de cobertura nos postos de trabalho na ocorrência de faltas e atestados – A falta de cobertura além de prejudicar os trabalhos, ainda pode acarretar uma série de prejuízos paralelos oriundos da mesma, como por exemplo, a falta de cumprimento de algum procedimento, consumo indevido de materiais, imagem da empresa por falha na execução de algum serviço, entre outros.
2 – Falta de supervisão nos postos de trabalho – A falta de supervisão e gerenciamento nos postos de trabalho é apontada, hoje, como sendo um dos maiores problemas existentes na terceirização de serviços, o não gerenciamento e a falta de supervisão permitem a baixa produtividade, o uso indevido de equipamentos e produtos e comportamentos inadequados para os serviços ora contratados.
3 – A não adoção de tecnologia para realização dos trabalhos – Vivemos em um mundo de constante evolução, muitas empresas abrem mão do uso de tecnologia e de equipamentos de ponta para execução dos trabalhos. O uso de tecnologia aliada a processos bem definidos, auxilia na produtividade, redução de custos com produtos e também otimização de mão de obra. – Nos serviços de vigilância e no asseio e conservação fazemos levantamentos prévios para determinar o número de pessoas, equipamentos eletrônicos e máquinas necessárias para executar seus procedimentos.
4 – Gastos com treinamentos para equipe – A falta de treinamento constante traz prejuízos enormes aos contratantes de terceirizadas, prejuízos estes causados por falta de conhecimento de uso de determinado produto e/ou equipamento, o prejuízo também pode ser causado por um procedimento mal feito ou uma abordagem mal sucedida, enfim, são vários os problemas causados pela falta de treinamento constante de colaboradores não treinados.
5 – Falta de procedimentos claros e bem definidos – Para que haja continuidade nos trabalhos quando da troca ou substituição de um colaborador, faz-se importante a elaboração de procedimentos escritos nos locais de trabalho, pois, desta maneira todos sabem o que fazer e de que forma realizar. A falta destes procedimentos eleva e muito a probabilidade de um trabalho com baixo padrão de qualidade, prejuízos financeiros por uso inadequado de produtos e/ou equipamentos e demais transtornos oriundos do desconhecimento das atividades. Nossos procedimentos em todos os postos obedecem ao padrão ISO 9001:2015 pois somos certificados pela Fundação Vanzolini – SP desde 1999.
A Seguridade investe há mais de 30 anos em tecnologia de ponta, processos bem definidos e um sistema único de gestão que permite trabalhar com mais eficiência, produtividade e qualidade, desta forma o cliente ganha focando em seu core business e tendo uma redução significativa em seus custos sem perder a qualidade dos serviços contratados.