As pessoas tem sempre uma opinião para dar sobre o que fazemos, mas nem sempre com franqueza, imparcialidade e com o objetivo de contribuir. Algumas vezes, com medo de tornar o clima desagradável, se apegam aos pontos positivos e elogios. Mas na rotina agitada de uma empresa, elogios não geram desenvolvimento.
No ambiente corporativo, o feedback é a ferramenta mais importante para a comunicação interna e a gestão. Ele traz muitos benefícios para a empresa através da motivação e integração dos colaboradores, desenvolvimento profissional, aumento da produtividade, e consequentemente, dos resultados.
O feedback permite aos colaboradores compreenderem o que a empresa espera deles através de um dialogo claro, franco e transparente. Ele garante a aproximação entre gestores e equipes, onde é dado um retorno sobre foi feito da maneira correta e o que não foi, o que mudou para melhor e o que ainda pode melhorar. Mas vale ressaltar, que o feedback não deve ser confundido com opiniões pessoais, “broncas” e nem comentários genéricos.
Apesar de não existir uma tradução exata no português para a palavra feedback, ele é entendido como um momento transmitir a sua percepção sobre o desempenho, as ações e os resultados de outras pessoas. Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento delas, compartilhar sua experiência para agregar valor.
Preparamos esse artigo para te mostrar como o feedback é fundamental para o aumento da produtividade na sua empresa. Continue acompanhado!
Estimula uma comunicação produtiva
A base do feedback é a comunicação transparente e clara. O seu conteúdo é muito importante, mas a forma com que ele é comunicado é crucial. Você não deve ficar atento apenas ao que diz, mas também, como se diz e no efeito que a sua fala pode gerar.
No momento de receber um feedback, é fundamental saber ouvir. E por saber ouvir, entende-se não tentar se defender ou justificar alguma ação. Essa habilidade é muito valorizada em um profissional, pois a maioria das pessoas acredita que sua opinião é a verdade absoluta e não é capaz de dar espaço para outros olhares e interpretações.
Quando o colaborador consegue ouvir um feedback negativo, compreender, analisar, identificar o que pode fazer para melhorar e agir, a comunicação da empresa já é bem mais produtiva.
Capacita os gestores
Dar um feedback genérico é muito pior que não dar feedback nenhum. Para funcionar, é necessário que ele seja exato, seja uma opinião profissional e não pessoal. Para não correr risco de a informação ser mal interpretada, seja especifico, cite datas, detalhes, fale como o colaborador agiu e reagiu, quanto mais informações melhor. E seja sempre sincero.
É fundamental esclarecer muito bem todos os pontos, para que juntos, gestor e colaborador, possam elaborar um plano para o desenvolvimento pessoal e profissional do funcionário. Nesse processo de troca, o gestor também cresce e se desenvolve muito.
Motiva e engaja a equipe
Não há dúvidas que quando uma equipe está bem informada sobre a rotina da empresa, sabe o que a organização espera dela e vê as oportunidades de crescimento profissional, ela trabalha muito motivada e engajada.
Quando a empresa estimula o feedback, mostra, através do gestor, quais as competências dos colaboradores que precisam ser aperfeiçoadas e quais são fundamentais para bons resultados, ela consegue estabelecer um ambiente muito mais produtivo.
Se a equipe consegue compreender que alcançar os objetivos da organização, significa alcanças os dela também, que é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional, a produtividade na empresa é muito maior.
Você conseguiu compreender a importância do feedback para a produtividade das organizações? Como essa ferramenta é utilizada na sua empresa? Compartilhe sua experiência e sugestões através dos comentários, e enriqueça o nosso artigo.