Escrito por Luciano Correa Martins
De acordo com estudos, a terceirização de serviços teve origem no início do século XX com a construção de grandes indústrias que devido ao aumento na demanda de procura de seus produtos, necessitou de auxilio suplementar, para suprir as necessidades internas. Observou-se então a eficácia destes serviços pois, haveria mão de obra especializada para execução dos serviços prestados, bem como a redução de custos.
Mediante esta situação criou-se um contrato entre empresas. O procedimento ocorre através de uma gestão administrativa-operacional e recebe a nomenclatura de Terceirização de Mão de Obra ou Terceirização de Serviços.
Funcionando da seguinte forma: uma empresa contrata uma empresa de terceirização para realização de serviços diversos em seu próprio ambiente. Deixando a contratante com serviços especializados e sem responsabilidades sobre os funcionários, seja no aspecto trabalhista, de capacitação e treinamentos, substituições, coberturas de falta e férias. Pois, isto é de responsabilidade da empresa contratada ou seja, a empresa terceirizada.
Nos dias atuais a terceirização tornou-se uma prática comum e facilitatória no mundo inteiro, atuando em diversos setores.
É necessário avaliar bem e contratar uma empresa de terceirização idônea.
Como contratar a empresa certa?
Se a sua empresa necessita de terceirizar limpeza, vigilância, portaria, zeladoria entre outros serviços. É preciso verificar o perfil da empresa contratada.
- Analisar seu nome e tempo no mercado;
- Sua qualidade e eficiência;
- Se os métodos utilizados no caso da limpeza e conservação são ecologicamente corretos;
- Se dispõe de tecnologias e equipamentos para execução dos serviços;
- Se há auditoria nos postos de trabalho
- Se há resolução dos problemas de ordem operacional solucionada;
- Se há fornecimento do POP (Procedimentos Operacionais Padrão).
- Situação financeira
- Se há treinamentos e qualificações
No caso da vigilância patrimonial se a empresa contratada fornece a avaliação de riscos no cliente, se há elaboração de plano de segurança, se a empresa é registrada na polícia federal;
Esses pontos são essenciais para realizar uma boa contratação.
Ao se atentar esses pontos você deve firmar a parceria com uma empresa qualificada. Saberá que a sua empresa estará sendo bem atendida, com serviços de qualidade e agilidade em situações emergenciais, oferecendo facilidades para um bom funcionamento da sua empresa, condomínio, shopping e demais empreendimentos.
A Seguridade é uma empresa de terceirização de serviços que está no mercado desde 1991 e atende todo o sul do Brasil, São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro. Então se estiver pensando em terceirizar seus serviços, conte com a Seguridade. Fale conosco!