Os jovens precisam de uma oportunidade para iniciar no mercado de trabalho. A empresa disposta a contratar jovens talentos está desempenhando um importante papel para a sociedade, permitindo encontrar pessoas com vontade de aprender, proporcionando crescimento pessoal e profissional.
Conhecendo a Geração Z
Os jovens nascidos no final da década de 90 compõem a geração Z, que tem como principal característica a grande familiaridade com a tecnologia, realizando e encarando tarefas de maneira mais rápida e simplificada, capaz de trabalhar remotamente, demonstrando facilidade em trabalhar individualmente e com poder de autonomia.
O principal motivo para eles trabalharem numa organização é perceber que estão aprendendo e que têm oportunidade de se desenvolver, buscam a satisfação e a motivação no que realizam.
Um dos maiores desafios das organizações é saber lidar com esses jovens. Essa nova geração se caracteriza pela busca da sua valorização diante do empregador, casos em que esta situação não ocorra pode vir a manifestar interesse por novas oportunidades no mercado de trabalho. Podem agir de maneira diferente dos profissionais de outras gerações, tendo uma visão muito clara do que querem, buscando a autorrealização, priorizando o contentamento com a vida profissional sobre a remuneração, desenvolvendo um raciocínio mais profundo e concluindo o trabalho com mais rapidez.
Como proporcionar a interação entre as diferentes gerações no ambiente de trabalho?
A interação entre gerações diferentes pode trazer resultados que nunca seriam obtidos de outra maneira. Porém, para que essa vantagem se consolide, a empresa precisa estimular a boa convivência e redução de atritos, especialmente quando as distâncias de idade são maiores.
A gestão da empresa, em parceria com o setor de Recursos Humanos, tem o desafio de compreender as necessidades de cada grupo de gerações com o objetivo de elevar a produtividade e ainda reter talentos.
O que as empresas esperam dos jovens talentos?
Com o passar dos anos, os critérios para a contratação de jovens foram mudando, ao investir e desenvolver o jovem, a empresa espera que este permaneça na organização por muito tempo e que possam crescer juntos.
As organizações com plano de carreira geralmente estão mais à procura de pessoas com habilidades comportamentais, que sejam criativos, tenham visão crítica, capacidade de argumentação, liderança, flexibilidade, capacidade de trabalhar em equipe, espírito empreendedor e habilidade para tomar decisões.
Percebe-se que estão surgindo novos desafios no ambiente de trabalho, cada vez mais competitivo, com isso, a comunicação entre empresa e jovem é fundamental cabe a cada um buscar uma aproximação que atenda às expectativas de ambas as partes.
Porque contratar jovens talentos?
Uma empresa precisa se diferenciar no mercado para atrair novos talentos, diante disso os jovens oferecem disposição e vontade de apreender para encarar desafios, contribuindo com novas habilidades e diferentes perspectivas na execução de tarefas.
Ao iniciar no mercado de trabalho os jovens não possuem vícios adquiridos em outras empresas, verificando-se melhor capacidade de adaptação na organização.
Ter a possibilidade de preparar o jovem ao longo da sua trajetória para que assuma responsabilidades maiores e tenha poder de decisão no futuro, ajuda a fugir de contratações equivocadas.
O estagiário de hoje pode ser o contratado de amanhã. O estágio favorece a formação de um novo profissional, é um ótimo teste para selecionar quem se identifica com a cultura da empresa.
Ser reconhecida como uma organização que oferece oportunidades para jovens talentos contribui para a construção de uma boa imagem. A sociedade entende os programas de estágio como uma maneira da companhia ajudar a formar novas gerações, porém, é essencial que esses programas sejam pautados pela seriedade e valorização dos jovens, ou seja, que tenha um propósito.
Como atrair e reter jovens talentos
Atrair e manter talentos é o grande desafio da gestão de pessoas, esses jovens têm muitos pontos de contato através das redes sociais, com isso acabam dispersando, surgindo muitas oportunidades no mercado de trabalho. Por conta da ansiedade e imediatismo pode vir a existir redução e comprometimento, resultando em busca de novas oportunidades de trabalho.
Diante desta situação o desafio da gestão está em identificar a pessoa certa para o lugar certo, estando atendo as seguintes situações:
Transparência na seleção
A comunicação entre pessoas e empresas está mais conectada do que nunca, quem não apostar na transparência vai sentir impactos em sua empregabilidade. O recrutador deve ser bem claro quanto as informações no processo de seleção, expondo ao candidato como é a cultura da empresa, suas principais atividades e o que a empresa espera do jovem.
Entenda o que os jovens procuram
Os jovens estão cheios de sonhos, buscam encontrar organizações que sejam capazes de oferecer boas oportunidades, procurando por algo além da estabilidade financeira ou profissional. A juventude vai atrás de algo capaz de fazer sentido, um lugar onde se sinta parte e tenha o alinhamento entre a cultura corporativa e os seus valores pessoais.
É muito importante ouvir o que o jovem espera, suas expectativas com relação a empresa e suas atividades.
Diferenciais da empresa
Em um cenário tão competitivo, é preciso ter um diferencial, possuir algo em que você se destaque e consiga atrair a atenção do mercado. É muito importante falar sobre o que a empresa tem a oferecer aos seus colaboradores, seja nos benefícios oferecidos até mesmo nas oportunidades que a empresa proporciona para a carreira profissional.
Ambiente de trabalho
O trabalho vai ocupar uma boa porcentagem na vida da pessoa, por isso é extremamente importante que a pessoa se sinta bem nesse ambiente.
Os jovens valorizam ambientes analíticos, ambientes de trabalho mais livres, sem muitas regras.
Agilidade nos resultados
Os jovens buscam resultados rápidos, valorizando ambientes competitivos com foco em resultados.
Dicas para reter a Geração Z
- Tornar possível o diálogo;
- Realizar feedbacks;
- Favorecer a troca de experiência;
- Investir na qualidade de vida;
- Motivar o colaborador;
- Criar um plano de educação corporativa;
- Conceder autonomia;
- Apresentar outras possibilidades e chances de realização das atividades;
- Oferecer oportunidades de crescimento;
- Valorizar o bom desempenho;
- Investir em inovação e tecnologia;
- Apostar na equipe.
Esse texto foi escrito por Katiane Criminácio – Coordenadora de RH da Seguridade RH.